A procura por serviços digitais como por exemplo criação de sites, criação de lojas virtuais, gestão de redes sociais, marketing digital, entre outros, aumentou bastante.
A pandemia fez com quem milhares de pessoas e empresas buscassem soluções digitais para driblar as dificuldades e crises impostas pelo distanciamento social, fechamentos de centenas de comércios que afetou a economia mundialmente.
► Como escrever artigos ou matérias para meu Site ou Blog?
As vendas pela Internet dispararam desde então, algumas lojas online perceberam um aumento de até 180% nas vendas, principalmente, na categoria de Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde e, o próprio SEBRAE orientou os empresários a direcionar seus negócios para o meio virtual.
Vamos à algumas questões importantes sobre o seu site e a atuação da sua empresa na Internet:
- O seu site ou loja estão dando conta do aumento na demanda de pedidos?
- Você está conseguindo tirar proveito da tecnologia e do marketing digital para atravessar essa crise?
O fato de você já ter um site é muito bom, mas ele precisa estar atualizado em relação ao design, ser responsivo (funcionar em todos os tamanhos de tela), usar bons parâmetros de SEO, ter plugins que expandem a capacidade de recursos e fazer uso de ferramentas de marketing para divulgar melhor na Internet, ter páginas para captura de leads e usar uma plataforma que seja fácil de administrar e publicar conteúdo.
Talvez esse seja o momento certo para analisar e reformular seu site. tecnologia avança bem rápido e acompanhar todas as novidades é realmente uma tarefa difícil.
Observe alguns pontos e atenda melhor o seu público online. Ressaltamos alguns sinais que consideramos de maior relevância na hora de identificar se precisa de uma renovação:
1 – Idade do site
A remodelação e adequação recomendadas devem ser feitas a cada três anos, no máximo. Se você não se lembra quando foi a última vez que realizou uma remodelagem, pode ter certeza que está na hora de tomar essa ação. Outros fatores que apontam esse momento são elementos como: animação em flash, música automática, splash pages ou banners brilhantes.
2 – Funcionalidades ineficientes
Seu design suporta as mudanças necessárias para alavancar as vendas online? Não? Então precisa investir em novos recursos, ferramentas e adaptações (inclusive na programação). Mas não esqueça: que talvez seja mais simples, econômico e viável investir em um novo site.
3 – A imagem e o conteúdo não condizem com a marca
Visualize o seu público-alvo e reflita se seus valores, produtos e características da marca. Tá tudo alinhado? É bem provável que não esteja. Com o passar do tempo, pequenas mudanças ocorrem constantemente e seu produto/serviço pode estar direcionado, no momento, a outro público que não era o original. Em relação ao site, ele precisa representar bem a sua marca. Caso contrário, você terá menos consumidores, prospects e seguidores. Adote novas ações e capriche no visual de acordo com a situação atual do seu produto/serviço.
4 – Seu site não é responsivo
Em tempos de Internet Mobile seu site precisa ser responsivo. As pessoas se conectam cada vez mais por dispositivos móveis como smartphones, tablets, entre outros. Um site antigo não se adéqua aos diferentes formatos de plataformas de maneira instantânea e eficiente, e é aí que você perde clientes. É praticamente obrigatório investir em um site responsivo. A outra opção é manter o antigo e investir em um novo. De qualquer forma, é preciso se adaptar a esta realidade.
5 – Não aparece bem no ranking dos buscadores
Se o seu site não conquistou as melhores posições em buscadores como o Google ou se ele nem aparece, isso é um problema de SEO. Inclusive, o ítem acima, também prejudica o rankeamento do seu site nos buscadores. Invista em ajustes técnicos e conteúdo relevante e atraente (com atualizações constante); boas imagens (com leveza e qualidade) e vídeos interessantes . Esse tipo de ação já vai impulsionar o seu empreendimento no ambiente online. Escolha boas palavras-chave e otimize as páginas, e se tiver uma graninha; vale a pena contratar um profissional especializado. Adotar um blog dentro do site é um caminho prático e eficiente de fazer postagens bacanas, com rapidez e facilidade.
6 – Não captura Leads
Você consegue obter nome e e-mail dos visitantes do seu site? Está usando alguma estratégia para isso? Leads são clientes em potenciais e, quando você oferece um conteúdo diferenciado, ele pode querer se cadastrar em seu site para continuar recebendo informações sobre o seu produto ou serviço através de um endereço de e-mail. Ter o endereço de e-mail de um potencial cliente é algo bastante valioso, pois te permite criar um relacionamento e trabalhar a venda. Capturar leads envolve ter um conteúdo sofisticado e que realmente agregue valor ao leitor, como um e-book, por exemplo.
7 – Segurança dos dados
A falta de atualização e manutenção dos sistemas e plugins são responsáveis por vulnerabilidades exploradas por usuários mal intencionados, que pode a vir a comprometer seus dados e operações online. Assim como você atualiza os aplicativos e sistema operacional do seu telefone celular, fazer revisão periódica no se veículo e alguma manutenção no seu imóvel, também precisará cuidar da atualização do seu site e funcionalidades que ele utiliza.
Se você identificou situações que costuma viver, é hora de mudar. Não precisa começar do nada, construir um novo website e abandonar o original. Basta remover os erros e caminhar para o topo das listas de buscas.
Se precisar de ajuda, conte conosco. Temos um time de colaboradores prontos para lhe atender. Conheça o serviço de reformulação de sites e lojas virtuais da Agência Digital HGX!