O que é uma landing page de loja virtual?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Busque no Site, clique na Lupa abaixo

O que é uma landing page de e-commerce?

Uma landing page de loja virtual é um site direto com um único objetivo: persuadir um visitante a realizar uma determinada ação. A essência das landing pages para e-commerce se resume a isso: elas se concentram em uma única oferta e motivam o visitante a agir sobre ela, destacando a proposta de valor de uma empresa, mantendo-a breve e nítida e implementando um layout fácil de ler.

Normalmente, as landing pages de lojas virtuais incluem os seguintes elementos:

  • títulos cativantes;
  • ofertas atraentes;
  • CTAs claros, visíveis e atraentes;
  • prova social;
  • sem páginas extras.

No entanto, quando um usuário visita seu site, não é uma landing page de e-commerce que ele vê primeiro 一 é a landing page do seu produto. Como elas são diferentes, e qual é mais eficaz? Vamos mergulhar um pouco mais fundo e aprender mais sobre as peculiaridades de ambas.

Como verificar e “roubar” as principais palavras-chave dos concorrentes?

Aqui está um pensamento: você tem certeza de que sua página inicial é boa o suficiente para você? Talvez funcione por algum tempo, mas e se… você não acha que vai… parar de gerar conversão? Mas como você pode ter certeza de que as landing pages de e-commerce podem preencher esse vazio com seus grandes logotipos e visuais sofisticados? Acredite, elas podem.

Se você tem dúvidas sobre como desenvolver uma landing page de e-commerce e espera que as estrelas se alinhem 一 aqui está o seu sinal para criar uma! Neste post, falaremos sobre como transformar sua landing page de e-commerce em um arraso, explicaremos como se beneficiar dela e revisaremos alguns exemplos excelentes.

Landing page de produto Landing page de e-commerce
Múltiplas propostas que nem sempre são claras Um único e claro propósito
Conteúdo generalizado para um amplo público Conteúdo e ofertas personalizadas
Vários CTAs e links Um único CTA e nenhum ou o mínimo de links
Convida o usuário a navegar por outras páginas para mais informações Contém toda a informação necessária em uma única página
Atua como uma introdução geral do site Encoraja os visitantes a agir sobre uma oferta específica
Motiva o usuário a explorar mais informações sobre a marca Motiva o usuário a fazer uma conversão ou compra
Atrai tráfego orgânico Atrai novos clientes
Otimizado para SEO Otimizado para campanhas de marketing

Como você vê, as landing pages de produtos oferecem uma abordagem mais generalizada para atrair todos os segmentos do público, tentando satisfazer sua curiosidade e construir confiança. Enquanto isso, as landing pages de e-commerce visam um público específico e fornecem mais conteúdo centrado no cliente.

Um deles é mais eficiente que o outro? Depende de quais são seus objetivos. Se seus clientes em potencial ainda não estão prontos para comprar, uma landing page de produto carregada de informações definitivamente atingirá o acorde certo. Ela educa os visitantes do site sobre sua marca e os produtos ou serviços que você oferece sem forçá-los a fazer uma compra.

No entanto, se seu objetivo é mover seus leads e prospects para baixo no funil de vendas e mantê-los engajados a longo prazo 一 uma landing page resoluta fará o trabalho.

Cinco motivos para criar uma landing page de e-commerce

Agora está claro que as landing pages para e-commerce são essenciais para o seu funil de vendas 一 elas são as causas principais que permitem que você converta clientes em potencial. Mas isso é tudo que elas podem fazer? Claro que não. Leia mais para aprender as vantagens de criar uma landing page de e-commerce.

Aumentar ROI

Landing pages de e-commerce são direcionadas para segmentos de público específicos, o que exige uma análise meticulosa de suas necessidades e preferências. Dessa maneira, você sabe que clientes que não são casados ou não tem filhos provavelmente não vão querer comprar pacotes família de meias. Da mesma forma, seus clientes artistas apreciarão um par de meias criativo, por exemplo, com uma pintura estampada. Você sabe exatamente o que eles precisam e pode fornecer a eles ofertas relevantes e personalizadas.

Além disso, seus visitantes sabem melhor ainda o que eles querem. Se você dispersar sua atenção direcionando-os para a página inicial do seu site, com vários outros produtos, e não a sua landing page de e-commerce, sua taxa de rejeição pode disparar em um piscar de olhos. Seus clientes não ficarão satisfeitos ou se sentirão atendidos se eles não encontrarem o que vieram atrás, o que significa que provavelmente eles não vão visitar seu site novamente. Seus investimentos, tempo e esforços não compensando seria a gota d’ água.

Como mudar a senha do admin no WordPress? Veja 3 formas fáceis!

No entanto, se você direcioná-los a sua landing page de e-commerce, o processo de compra deles, instantaneamente, se tornará mais curto porque você ofereceu exatamente o que eles querem em uma bandeja. Portanto, é muito mais provável que eles façam uma compra e tenham uma excelente experiência com a sua marca, o que por sua vez, aumenta seu ROI.

Mais leads gerados

Mesmo que seus visitantes não façam uma compra, você ainda terá mais leads que pode nutrir pelo caminho. Aí é onde pode usar o cartão do conteúdo personalizado. Implementando ofertas personalizadas nas suas landing pages de e-commerce, você pode atrair visitantes ainda no seu site.

Páginas iniciais não mostram os mesmos resultados aqui e seus clientes vão ter que buscar as informações que precisam por conta própria. Esse efeito pode ser reduzido se você introduzir uma navegação clara e intuitiva, mas você não pode esperar que seus clientes em potencial façam todo o trabalho e te paguem por isso 一 o que é o porquê você deve deixar sua landing page de e-commerce fazer o trabalho pesado. Você será recompensado com índices de conversão de leads aprimorados e muitos clientes satisfeitos.

Oportunidades extras de testes A/B

Para otimizar sua landing page de e-commerce para seus objetivos de campanha de marketing, o melhor que você pode fazer é conduzir um teste A/B. Empodere seus índices de conversão de leads testando mais opções e escolhendo o que funciona melhor.

Não esqueça de dar uma atenção extra em testar seu CTA. Preste uma atenção especial no tamanho, formulação, e colocação uma vez que é um dos elementos de landing page de e-commerce mais essenciais. Dessa maneira, você pode garantir que seja cativante o suficiente para mostrar os benefícios da sua oferta e ter desempenho. Você também pode avaliar o design da landing page de e-commerce e monitorar possíveis distrações para eliminá-las diretamente e maximizar seus índices de cliques.

Aumentar o engajamento e resposta dos clientes

Depois que testar o design da sua landing page de e-commerce, você pode começar a aproveitar e se beneficiar do aumento de engajamento de clientes e índices de cliques melhorados. Novamente, conteúdo personalizado e ofertas devem ser sua assinatura. Se você personalizou o design da sua landing page, estilo de comunicação, CTA responsivo, e apelos de ofertas para um segmento do público específico, isso é um incentivo extra para eles permanecerem no seu site e fazerem a conversão. Consequentemente, os visitantes se sentem mais confortáveis em ser ativos na landing page de e-commerce como um negócio de mão dupla. Assim, não são só eles que desejam fazer uma compra, mas também você que se importa com seus clientes, demonstra que percebe suas preferências, e leva eles em conta para fornecer o melhor conteúdo.

Mais insights de marketing

Toda a sua experiência no desenvolvimento de uma landing page de e-commerce pode ser valiosa para suas futuras campanhas de marketing porque, a essa altura, você terá aprendido muito mais sobre seus negócios e clientes. Além disso, é uma excelente oportunidade para explorar o valor que você oferece a partir de novos ângulos, nunca antes vistos, e talvez reavaliar ou até mesmo redefini-lo.

Aproveite ao máximo a avaliação do que funciona melhor para sua campanha em termos de call to actions, métricas de desempenho e testes de diferentes versões. Dessa forma, você pode criar uma base sólida para suas futuras landing pages de e-commerce, e há uma boa chance de precisar de mais do que apenas uma.

Dicas para desenvolver landing pages para e-commerce

Como você vê, as landing pages para e-commerce podem aumentar o nível de suas campanhas e estratégias de marketing que você incorpora. Preparamos algumas práticas excelentes para ajudá-lo a evitar alguns obstáculos ao longo do caminho e maximizar o desempenho da sua landing page de e-commerce.

Mantenha simples

Sua landing page de e-commerce não é o lugar para textos longos, muitos detalhes ou links irrelevantes. Leva apenas alguns segundos para um visitante decidir se sua página vale a atenção ou não, então certifique-se que ela não tenha muito “ruído”.

Aqui está o que você pode querer fazer ao desenvolver sua landing page de e-commerce:

  • excluir a navegação do site;
  • ajustar o posicionamento e o tamanho do seu CTA para que seja responsivo e visível;
  • trabalhar em alguns títulos atraentes e curtos;
  • manter sua proposta de valor clara;
  • remover qualquer elemento desnecessário em sua copy, design e estrutura.

Seja consistente

Antes de começar a incorporar ideias e estratégias específicas para criar sua landing page de e-commerce, certifique-se de que elas estejam alinhadas com o restante de sua campanha. Use mensagens claras e orientadas para o público para evitar disparidades entre seus objetivos e resultados finais. Considere criar um design consistente de landing page de e-commerce para sua campanha para permitir que os clientes identifiquem sua marca no local.

Além disso, lembre-se de usar o mesmo tom de voz que você tem em seu site, e-mails ou messengers para interagir com seu público. Por exemplo, se o seu estilo de comunicação for mais formal, padrão e direto ao ponto, transformá-lo em mais conversacional e cheio de gírias para atrair seu público mais jovem trará mais confusão do que resultados positivos.

Defina sua intenção

Analise em qual estágio do funil de vendas seus clientes estão para modificar sua landing page de e-commerce e escolher apenas ideias adequadas. Por exemplo, enfatizar o valor da sua marca e fornecer prova social fará o trabalho para aqueles que estão no topo do seu funil. Por outro lado, ofertas de referência de clientes ou prévias de seus novos produtos serão relevantes para aqueles que já compraram algo de você. Dessa forma, você não perderá seu tempo e recursos criando conteúdo para pessoas para quem não trazem nada de novo, ou pior, assustando elas com detalhes excessivos.

Analise seu CTA

Ah, um dos elementos mais cruciais das landing pages para e-commerce. Seu CTA deve evocar entusiasmo, pois é a última peça que separa os visitantes de explorar sua landing page e realmente agir. Embora você deva ter apenas uma call to action, você pode incluir vários botões porque os clientes em potencial definitivamente notarão.

Além disso, ao criar seu CTA, lembre-se de:

  • evocar um senso de urgência;
  • usar voz ativa;
  • colocar seu CTA acima da dobra;
  • testá-lo, depois testá-lo novamente e encontrar a melhor solução;
  • tornar o benefício que você oferece claro.

Adapte a descrição do seu produto

Deixe essas descrições generalizadas em sua página inicial. Não se esqueça de que sua landing page de e-commerce foca em um segmento de público específico e promove um produto específico. Descreva os recursos que atraem esses visitantes e resolva seus problemas. Além disso, isso será uma estratégia dois em um: suas taxas de leads aumentarão enquanto seus clientes em potencial conhecerão mais sobre seu produto e por que ele é perfeito para eles.

Mantenha a hierarquia lógica

Além de ser simples, o design da sua landing page de e-commerce deve ser imaculadamente estruturado. Como os visitantes não gastarão muito tempo procurando as informações necessárias em sua página, você precisa facilitar a leitura, a compreensão e a visualização.

Aqui está o que você pode fazer  para sua landing page de e-commerce parecer bem estruturada:

  • implementar títulos e subtítulos;
  • organizar suas informações usando marcadores;
  • incorporar divisores de página;
  • usar diferentes cores e tamanhos.

Otimizar para celular

As estatísticas mostram que 79% dos clientes fazem compras online usando seus celulares, então isso definitivamente não é algo que você deseja ignorar e acabar perdendo vendas. Seus visitantes não devem ter dificuldade em encontrar soluções para seus problemas por causa de um design de landing page de e-commerce mal planejado.

Você pode otimizar o design da sua landing page de e-commerce para celulares:

  • formatando seus formulários verticalmente;
  • levando em consideração as especificações do celular dos usuários ao criar imagens e vídeos;
  • minimizando sua copy;
  • incorporando botões de toque;
  • otimizando a velocidade de carregamento da sua página.

Inclua imagens ou vídeos de alta qualidade

Como você pode atrair um visitante e inspirá-lo a permanecer em sua landing page de e-commerce se suas mãos estiverem atadas quando se trata de copy? Com visuais! Um design de landing page de e-commerce forte e atraente depende muito de imagens de alta qualidade, pois pode aumentar sua credibilidade e expressar algumas ideias para as quais as palavras podem não ser boas o suficiente. Eles podem construir associações poderosas com sua marca, expandir seu reconhecimento e intensificar o valor de sua empresa.

Aqui é onde você pode incluir recursos visuais poderosos para aprimorar o design da sua landing page de e-commerce:

  • imagens ou vídeos de fundo;
  • imagens estéticas de produtos;
  • sua presença na mídia;
  • vídeos de clientes apreciando seus produtos;
  • fotos de influenciadores com quem você colaborou.

Excelentes exemplos de landing pages de e-commerce

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos reais de landing pages de e-commerce para entender como implementar todas essas dicas e ideias.

Aprenda SEO com a SemRush: manual sobre otimização de Sites para mecanismos de busca!

Promo

A Promo, uma plataforma de anúncios em vídeo, está em nossa lista de excelentes exemplos de landing pages de e-commerce. Ela tem vários botões de CTA e apenas uma chamada para ação para garantir que os visitantes os vejam e cliquem.

Vale a pena mencionar também aqui o design: ele mantém uma hierarquia lógica implementando cores e tamanhos diferentes, permitindo que o visitante destaque as informações essenciais e decida se essa oferta é adequada para ele.

Dedupe.ly

A oferta da Dedupe.ly é um dos melhores exemplos de landing pages de e-commerce nos quais você pode se inspirar. Essa plataforma encontra entradas duplicadas de contato do cliente para que possam mesclá-las mais tarde, e aqui eles oferecem a remoção de contatos duplicados do Hubspot. Assim como o Promo, ele inclui alguns botões de CTA que levam a mesma página, o que significa que há apenas um call to action.

Outro aspecto que pode servir de exemplo é a consistência da landing page do e-commerce. O estilo geral e o layout se assemelham a escolha usual de cores e fontes da Hubspot, o que é crucial aqui, pois a oferta envolve essa marca específica.

Yelo

Outro em nossa lista de excelentes exemplos de landing pages de e-commerce é o Yelo. O que é ótimo nesta página é que ela fornece ao visitante todas as informações necessárias para atraí-lo. A cereja no bolo é a oferta de teste gratuito de 14 dias.

Além de sua copy breve e informativa, a simplicidade desta página é o que a torna um dos melhores exemplos. Ela não apresenta elementos desnecessários que dispersariam a atenção dos visitantes.

Roomie

A Roomie é uma empresa que vende e aluga colchões acessíveis para estudantes universitários e graduados. Vamos dar uma olhada em uma de suas landing pages para e-commerce.

Ok, esses macacos são super fofos, mas essa não é a única razão pela qual o Roomie deve ser um dos melhores exemplos de landing page de e-commerce para se inspirar. A empresa usa um vídeo de demonstração de produto criativo e de alta qualidade como pano de fundo, evocando associações positivas. O que também gostamos nesta página é que ela tem um único CTA e nenhuma outra distração. Só você, o botão CTA e os macacos.

Anne Weeks

Essa marca pessoal serve como um dos maiores exemplos de landing pages de e-commerce com seu design moderno e objetivo. Claramente, nem todo layout precisa ser colorido e chamativo. E qual é a melhor escolha de cor de fundo para uma marca de organização de casa virtual do que o branco elegante?

No entanto, também é essencial otimizá-la para dispositivos móveis para garantir que todos os usuários possam aproveitar o design da sua landing page de e-commerce. A Anne Weeks faz exatamente isso, implementando a formatação vertical e incluindo um botão tocável.

Wix

O Wix é um dos melhores exemplos de landing pages de e-commerce. Sua copy é minimalista, mas poderosa, pois descreve claramente a oferta, concentra-se na frase que define a marca e é estruturada logicamente graças aos marcadores.

Mais uma razão pela qual o Wix entra na lista de ótimos exemplos é o seu call to action. O CTA “Crie sua loja” contrasta com o fundo da página e é colocado acima da dobra digital, tornando-a visível. O que também é ótimo nesse CTA é que ele não diz apenas “Inscreva-se agora” ou “Comece”, mas destaca os benefícios que os visitantes terão e os lembra por que estão aqui.

Shopify

Shopify apresenta um excelente exemplo de uma landing page de e-commerce com seu design sutil e prova social.

O Shopify inclui evidências de que seu público ama e confia na marca 一 seu número de clientes fala por si. O que também o torna um dos melhores exemplos é o CTA visível, o que significa que é claro e visível graças à escolha de cores e ao posicionamento acima da dobra.

O que fazer agora?

Uau! Esse é um ótimo trabalho que você tem que realizar. Testes A/B, criar e minimizar sua copy, desenvolver e otimizar seu design, e verificar duas ou até três vezes seu CTA devem ser suas prioridades.

 

Via: sendpulse

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram