À medida que as transações digitais se tornam parte do dia a dia dos clientes, seu negócio online precisa aproveitar e ganhar pontos nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
Nesta era, o marketing de e-commerce está se tornando uma parte importante de sua estratégia de marketing digital de negócios online.
Neste post, abordamos o marketing de SEO para comércio eletrônico e as formas como ele pode contribuir para o seu crescimento online e vendas.
Combinando nosso conhecimento e experiência que acompanham as campanhas de comércio eletrônico ao longo dos anos, deixamos essa lista de verificação de SEO de comércio eletrônico para que você possa replicar o processo da estratégia de marketing digital da sua loja online.
O QUE É MARKETING DE SEO PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO?
O marketing de SEO para comércio eletrônico é o processo de otimizar seu site de comércio eletrônico para obter uma classificação alta nos resultados de pesquisa.
O objetivo do SEO de comércio eletrônico é melhorar a capacidade de pesquisa das páginas dos seus produtos:
- Usando palavras-chave segmentadas
- Melhorando os Meta títulos e descrições de suas páginas
- Refinando a arquitetura do site de comércio eletrônico
- Vincular páginas de produtos relevantes entre si
- Teste de chamada para ações e formulários de contato
- Melhorando a experiência de compra dos clientes
- Implementando uma estratégia de marketing de conteúdo infalível
- Aumentando a autoridade do seu site de comércio eletrônico com a criação de links de qualidade
Se você perceber, o SEO de comércio eletrônico não parece diferente de como o SEO “normal” é feito. A (fina) linha fina que a torna diferente é a maior ênfase dada à otimização da intenção transacional Então, como você trabalha com SEO para comércio eletrônico para gerar mais receita para sua loja online?
SEGMENTE AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS PARA SUA EMPRESA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Assim como em qualquer estratégia de SEO, o marketing de SEO para comércio eletrônico começa com as palavras-chave certas para o seu site .
Digamos que você tenha uma loja de móveis on-line e deseja obter mais tráfego para uma página de destino de móveis para casa. Quais palavras-chave você usará?
Se você for ao Google e digitar as palavras-chave “móveis à venda”, encontrará algumas marcas de móveis domésticos nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Para um site de comércio eletrônico que vende móveis, parece uma concorrência acirrada, certo?
A chave é se concentrar em uma palavra-chave raiz e adicionar variações de cauda longa para uma página que você está segmentando.
Algumas coisas que você deve ter em mente ao procurar por palavras-chave:
- Intenção do usuário: não adianta classificar uma palavra-chave ampla se a maior parte do tráfego do site de comércio eletrônico estiver procurando informações em vez de comprar.
- Volume de pesquisa: você deseja procurar por palavras-chave que seus clientes estão usando. Não há resposta certa no que diz respeito à quantidade de volume de pesquisa, pois isso varia para cada setor. Existem também alguns setores com casos de alto volume de pesquisa para pesquisas sazonais.
- Relevância: a razão para isso é bastante óbvia – prenda-se a palavras-chave relevantes para suas ofertas de produtos. “
Voltando ao exemplo anterior, você pode usar “móveis para venda” como a palavra-chave raiz de uma página dedicada ao mobiliário doméstico.
Conecte isso à sua ferramenta de pesquisa de palavras-chave – Ahrefs, Ubersuggest, KWFinder – e observe as palavras-chave de correspondência de frase de cauda longa.
Escolha as palavras-chave relevantes do SEO para comércio eletrônico e conecte-as à sua ferramenta para identificar oportunidades.
EXPLORAR A CONCORRÊNCIA NO CENÁRIO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
O comércio eletrônico é uma indústria em crescimento no Brasil e, onde há crescimento, você sabe o que vem a seguir? Concorrência.
Mas não tome a concorrência como algo a ser temido, use-a para alimentar seu plano de marketing de SEO e comércio eletrônico. Na verdade, isso facilita a visualização de como otimizar melhor seu site de comércio eletrônico.
Fazer uma análise da concorrência é metade da batalha ao classificar seu site de comércio eletrônico. Isso fornece informações sobre:
- Palavras-chave que eles segmentam
- A autoridade do site deles
- Páginas com melhor desempenho do site
- Links externos apontando para o site deles
- Estrutura e navegação do site
Tendo tudo isso em mente, você pode desenvolver uma estratégia de SEO de comércio eletrônico mais concreta, criar suas propostas de valor e diferenciar sua loja on-line da concorrência.
PLANEJAR MELHORIAS NA ARQUITETURA DO SITE
Coloque-se no lugar de seus clientes. Se você estiver com problemas para navegar nas páginas do produto e encontrar os itens que deseja adicionar ao seu carrinho de compras, espere que os clientes estejam na mesma situação.
A forma como você estrutura seu site de comércio eletrônico tem um grande impacto no desempenho e na experiência geral do usuário.
Quando se trata da arquitetura do seu site de comércio eletrônico, você deseja mantê-lo simples. Uma dica importante de SEO para comércio eletrônico é garantir que os clientes não usem mais de três cliques para chegar ao destino pretendido em seu site na página inicial.
Como você melhora a arquitetura do site da sua loja online?
- Categorize suas páginas: da perspectiva de um cliente, isso facilita a passagem de um produto para outro. Em SEO, isso ajuda a melhorar as páginas relevantes e relacionadas. Os sites Shopify , por exemplo, têm coleções que permitem agrupar produtos.
- Use migalhas de pão: pense nisso como o caminho dos clientes à medida que se aventuram mais fundo no seu site de comércio eletrônico. A trilha de navegação ajuda a melhorar a capacidade de descoberta de páginas de produtos individuais.
- Adicionar uma função de pesquisa: o tempo de atenção dos clientes está diminuindo. Para garantir que eles permaneçam no seu site, ofereça uma maneira rápida de encontrar o produto necessário com uma função de pesquisa.
Se a arquitetura atual do site precisar de muita correção, não basta mover as páginas. Converse com seu especialista em SEO (somos nós!) Para criar uma arquitetura de site de comércio eletrônico mais otimizada.
Você sabe o que é um problema comum entre sites de comércio eletrônico?
Conteúdo fino e duplicado.
Isso acontece quando o site tem várias páginas com o mesmo conteúdo, com cevada, qualquer informação que agregue valor aos seus clientes. Uma maneira de detectar isso é fazer uma auditoria do conteúdo do site em suas páginas.
Com uma auditoria de conteúdo, você pode analisar o conteúdo do produto, categoria e páginas-chave no site e identificar quais precisam ser reformuladas e quais remover.
Mas não é só isso. Uma auditoria de conteúdo ajuda a analisar oportunidades para melhorar a taxa de conversão do seu site de comércio eletrônico.
Uma auditoria de conteúdo pode parecer um grande desafio, especialmente se você tiver centenas de páginas para percorrer. Mas não se preocupe: ferramentas de marketing na Internet como o Screaming Frog têm um rastreador de sites de SEO que pode ajudá-lo a identificar títulos e descrições duplicados em páginas diferentes.
Então, o que você faz se o site de comércio eletrônico tiver conteúdo fino e duplicado?
Os especialistas em SEO compartilham as seguintes dicas de SEO para comércio eletrônico quando se trata de melhorias de conteúdo:
- Adicione uma tag noindex à página com conteúdo restrito: isso pedirá ao Google para não incluir essa página específica no banco de dados de indexação.
- Adicionar uma tag rel = canonical à página : isso ajudará o Google a identificar quais das páginas contêm o conteúdo original e a desconsiderar as outras páginas.
- Forneça descrições detalhadas dos produtos : comece com os produtos em destaque e escreva descrições detalhadas sobre os itens. Obviamente, não se esqueça de adicionar suas palavras-chave, mas não exagere.
Dica profissional: adicione uma página de blog ao seu site de comércio eletrônico. Isso permite procurar por palavras-chave mais informativas e conectá-las à página do produto relevante. Isso não apenas ajuda na vinculação interna, mas também fornece mais valor e educa seus clientes sobre seus produtos com marketing de conteúdo eficaz .
MERGULHE NO DESEMPENHO NA PÁGINA DO SEU SITE
Como muitas transações estão acontecendo no seu site, faz sentido garantir que o desempenho na página esteja no auge. Isso significa que não há páginas de produtos saindo para becos sem saída, velocidade de carregamento lenta do site, vinculação aleatória de páginas internas e muito.
No marketing de comércio eletrônico, pense no SEO na página como uma vitória rápida, porque é algo que você pode implementar imediatamente.
Aqui estão algumas dicas de SEO de comércio eletrônico na página:
PRIORIZE SUAS PÁGINAS
Você precisa escolher suas batalhas e priorizar quais páginas você deve otimizar primeiro.
Se você possui centenas de páginas, não as otimiza ao mesmo tempo. Nem todas as páginas têm o mesmo peso. Você precisa escolher suas batalhas e priorizar quais páginas você deve otimizar primeiro.
Você pode solicitar ao seu especialista em SEO de comércio eletrônico que faça um mergulho rápido no Google Analytics e verifique as páginas com melhor desempenho – nesse caso, as páginas que geram mais conversões e tráfego.
OTIMIZE COM AS PALAVRAS-CHAVE ALVO
Comece a otimizar suas páginas prioritárias com os dados de sua pesquisa de palavras-chave. No SEO de comércio eletrônico, é recomendável incluir suas palavras-chave alvo nas seguintes áreas críticas:
- Meta títulos e descrições
- Tags de cabeçalho
- Conteúdo do corpo e descrições do produto
- Tags alt de imagem
- URL da página
ATUALIZE SEUS META DADOS
Os títulos e descrições do Meta podem influenciar fortemente o clique do seu site de comércio eletrônico. Essa é a primeira coisa que seus clientes verão quando encontrarem seu site nas páginas de resultados de pesquisa.
Para uma estratégia de comércio eletrônico, no entanto, uma simples “Palavra-chave | Nome comercial da empresa de comércio eletrônico “pode ??não funcionar. Você deseja atrair esses cliques – quanto mais pessoas clicam, mais aumentam suas vendas de comércio eletrônico.
Ao atualizar as tags de título e descrição do Meta, use palavras-chave que tenham repercussão nas transações de varejo ou comércio eletrônico. Aqui está um exemplo:
Meta Title: Sapatos femininos acessíveis para venda – Frete grátis | Loja de sapatos
Meta Descrição: obtenha os melhores preços para sapatos femininos, tênis de treino e mais itens! Frete grátis para todos os pedidos!
IMPORTANTE: O que você escreve em seus títulos e descrições deve refletir as informações na página de destino. Caso contrário, você está levando os clientes a uma promessa quebrada e faz com que eles retornem de suas páginas.
PÁGINAS RELEVANTES DE LINKS INTERNOS ENTRE SI
A vinculação interna não é uma tarefa que você define e esquece na sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico. É um processo contínuo, especialmente se você estiver adicionando novas páginas regularmente para apresentar novos produtos.
Assim como ao otimizar o conteúdo no site de comércio eletrônico, os links internos devem ter um objetivo. Você não pode vincular aleatoriamente. Se o fizer, não estará apenas apontando o Google para as páginas erradas, mas também para os seus clientes.
Ao vincular internamente sua loja de comércio eletrônico, sempre consulte a pesquisa de palavras-chave. Nesse momento, seu especialista em SEO para comércio eletrônico já deve ter uma lista mapeada de palavras-chave com suas páginas de destino relevantes para vinculação interna.
MELHORE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DO SEU SITE
Se seu site não foi criado para a experiência do usuário, qual é o sentido de ter um site de comércio eletrônico que dificulta a compra dos clientes?
Um site de comércio eletrônico fácil de usar significa mais clientes visitando e gastando tempo no seu site para comprar.
Imagine o caminho que seus clientes seguirão quando estiverem em sua loja online. Ao fazê-lo, observe as seguintes áreas para melhorar a usabilidade do seu site de comércio eletrônico:
- Navegação na página do produto: isso está relacionado à melhoria da arquitetura do site. Quão fácil é para os visitantes pularem de uma página de produto para outra? Eles podem localizar facilmente outros produtos relacionados ao que estavam procurando inicialmente? Quanto mais suave for a navegação dos usuários nas páginas dos produtos, melhor.
- Integração de bate-papo: um suporte de bate-papo ao vivo aumenta o tempo que os clientes passam em seu site. Isso não apenas ajuda na experiência do usuário, mas também aumenta suas taxas de conversão.
- Processo de pagamento: não dificulte a conclusão da compra pelos clientes. Todo o processo de pagamento deve ter pelo menos três etapas, mas verifique se as páginas estão protegidas.
- Versão móvel do seu site: a maioria dos compradores online de hoje está no celular, o que torna um site otimizado para celular ainda mais importante.
Com uma experiência aprimorada do usuário, você encontrará seu site de comércio eletrônico prosperando no mercado competitivo.
APROVEITE A VERIFICAÇÃO SOCIAL DO SEU SITE
Qual a importância da prova social para o seu negócio de comércio eletrônico? Essas estatísticas podem responder que:
- 90% dos clientes leem comentários antes de visitar um site
- 72% dos clientes agirão após ler uma crítica positiva sobre uma empresa
- 88% dos clientes consideram as avaliações como recomendações pessoais
Ainda não está convencido?
Considere o seguinte: Os sinais de revisão representam 9,8% dos fatores de classificação.
Se você não aproveitou a prova social para o seu site de comércio eletrônico, não está apenas perdendo clientes para os concorrentes, mas também perdendo a oportunidade de classificar.
A apresentação de análises nas páginas dos produtos envia sinais de confiança aos clientes quando eles estão nessas páginas. Por sua vez, isso ajuda a melhorar suas taxas de conversão de comércio eletrônico.
Não é apenas para fazer com que os clientes confiem em seus negócios de comércio eletrônico, mas também para fazer com que o Google confie em seu site.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES: OTIMIZE COM UMA ESTRATÉGIA DE SEO PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO INFALÍVEL
Se você deseja aumentar suas vendas de comércio eletrônico, não pule para otimizar seu site. Com uma estratégia de marketing de SEO para comércio eletrônico, você pode obter mais tráfego direcionado. Isso pode se traduzir em mais conversões, mais receita e mais clientes recorrentes.
Então, aqui está uma rápida recapitulação do que você precisa fazer para o seu SEO de comércio eletrônico:
- Escolha as palavras-chave SEO de comércio eletrônico corretas para o seu site.
- Veja o que a concorrência está fazendo.
- Melhore a arquitetura do seu site.
- Faça uma auditoria de conteúdo de suas páginas.
- Implemente as melhores práticas de SEO de comércio eletrônico na página.
- Concentre-se em melhorar a experiência do usuário.
- Alavancar opiniões positivas de clientes.
Mas lembre-se de que o SEO de comércio eletrônico não é algo que você faz apenas uma vez. É um ciclo.
Recomendamos que você siga as dicas de SEO de comércio eletrônico acima como parte de sua cadência de marketing digital, porque seus concorrentes provavelmente estão fazendo o mesmo. Não faz mal estar sempre um passo à frente.