Nos dias de hoje, tão importante quanto ter um Site para divulgar seus negócios, é também poder ser acessado através dos dispositivos móveis. Para isso cuidamos não apenas da criação de seu site mas também em criar um site responsivo, com ótimo custo benefício, design e estrutura exclusivos, otimização para os mecanismos de busca, desenvolvidos de acordo com as necessidades de seu negócio.
O que é um site responsivo?
Um site é considerado responsivo quando consegue se adaptar as diferentes resoluções de telas e dispositivos. Isso quer dizer que caso você acesse um site responsivo em um smartphone todo o layout se adaptará ao tamanho da tela priorizando os elementos principais do seu site.
Os sites responsivos possuem inúmeras vantagens e garantem que todo o conteúdo do seu site esteja disponível para todos os dispositivos que o usuário preferir utilizar. A relação custo/benefício é bastante considerável e sites já existentes podem ser convertidos para responsivo.
Números sobre o usos de smartphones check 39% da população brasileira possui um smartphonecheck 82% destas pessoas pesquisam informações de produtocheck 30% efetuam compras pelos smartphones .
Site responsivo
Se você vai a uma loja para comprar um telefone celular, o vendedor inunda você com muitos dispositivos e todos eles diferem fisicamente da ponta dos pés. O “número de polegadas” tornou-se um parâmetro comum para uma pessoa avaliar seu telefone. Os dispositivos estão disponíveis em qualquer tamanho que você quiser, com qualquer especificação carregada neles. Os desktops não são diferentes. O exemplo a seguir mostrará como esses produtos se tornaram diversos.
Na minha própria casa, posso abrir um site no meu celular (6,1 polegadas), no celular do meu pai (5,5 polegadas), meu laptop (15,6 polegadas), meu tablet (13 polegadas) e minha TV (42 polegadas). Obviamente, esta é apenas uma pequena parte dos dispositivos disponíveis no mercado hoje. Dê uma olhada nas estatísticas globais (de julho de 2019 a julho de 2020) de acordo com GS StatCounter.
Um site responsivo será capaz de renderizar e funcionar de forma eficiente em cada um desses dispositivos, independentemente do tamanho da tela, sistema operacional ou versão do navegador. Isso nos leva à pergunta: “Como podemos ajustar nosso site a qualquer tela que o abra?” Este tutorial de web design responsivo tem tudo a ver com isso e ajudará você a converter seu site em um responsivo.
Não é preciso dizer que projetar um site responsivo é a coisa mais importante a se considerar ao desenvolver um site hoje. Este tutorial de web design responsivo também o guiará sobre como superar os desafios de web design responsivo . Mas antes de aprender as técnicas, devo esclarecer o que é capacidade de resposta para que todos estejamos no mesmo caminho.
Por que você deve criar um site responsivo?
Em 2013 existia muitas opções a serem consideradas quando um cliente solicitava uma solução de um site responsivo, e a adequação dessas opções depende dos requisitos de negócios e do orçamento; também era importante considerar todas as soluções ou sites existentes que eles já possuem. Criar um site responsivo hoje em dia não trata-se de uma escolha, e sim uma obrigação para quem deseja obter melhores classificações no Google.
Uma abordagem que prioriza o celular para o design responsivo da Web
O design da Web para dispositivos móveis significa projetar primeiro o site para dispositivos móveis e trabalhar até a versão para desktop. Existem vários motivos pelos quais essa abordagem funciona bem.
- Os sites móveis têm mais preocupações com a usabilidade (principalmente devido à falta de espaço na tela), portanto, é prático e mais eficiente ter o foco principal no design móvel.
- É mais fácil aumentar a versão para celular do que diminuir a versão para desktop (novamente, por causa da falta de espaço em sites para celular).
- A criação de site que prioriza o celular ajuda a reavaliar o que é visualmente e funcionalmente necessário.
Projetar um site como um site responsivo que prioriza os dispositivos móveis força os designers a fazerem várias perguntas importantes porque há menos espaço na tela para trabalhar. Aqui estão as perguntas que precisam ser feitas:
- Este recurso / função é realmente necessário?
- Como podemos projetar algo minimalista para dispositivos móveis que depois será bem dimensionado para desktops?
- Esse efeito visual vale o tempo que leva para carregar no celular?
- Qual é o objetivo principal e quais elementos visuais ajudam os usuários a alcançá-lo?
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de web design responsivo em um momento. Por enquanto, vamos falar sobre quais dispositivos, tamanhos de tela e navegadores da web são relevantes hoje.
Quais resoluções de tela são relevantes para o design responsivo da Web?
Aqui estão as resoluções de tela mais comuns para usuários de celulares, tablets e desktops em todo o mundo. Como você pode ver, há uma ampla gama de resoluções, portanto, nem o celular, o tablet nem o desktop estão dominando a participação de mercado no momento – o que isso nos diz é que os designers devem levar em consideração todas elas ao pensar em um web design responsivo.
- 360×640 (celular pequeno): 22,64%
- 1366 x 768 (laptop médio): 11,98%
- 1920 x 1080 (área de trabalho grande): 7,35%
- 375 x 667 (celular médio): 5%
- 1440 x 900 (área de trabalho média): 3,17%
- 720 x 1280 (celular grande): 2,74%
Assim como na divisão de dispositivos, devemos segmentar os dados por local para corresponder aos dados demográficos do usuário (ou dados demográficos do usuário previstos) de nosso público-alvo. Também vale a pena atender às resoluções que estão ganhando popularidade, porque embora alguns tamanhos de tela não sejam tão comuns atualmente, eles podem ser no futuro. Isso ajudará os designers responsivos a criar uma experiência do usuário à prova de futuro que funcionará mesmo quando a participação no mercado mudar.
Por exemplo, as resoluções 360×640 (que correspondem principalmente aos dispositivos Samsung que usam Android) aumentaram 5,43% no ano passado. Os designers podem usar insights valiosos como esses para decidir sobre os principais pontos de interrupção responsivos antes de iniciar o design de um site.