É uma forma de abordagem baseada em processo usada em design. O Design Thinking pode ser aplicado à solução de problemas, desenvolvimento de serviços ou produtos e planejamento de projetos. Ajudando na otimização e na criação de sites.
Por conta disso, o método denominado Design Thinking, utiliza em seu processo observações práticas e perceptivas. Entre eles estão o contato direto com o cliente, a comunicação conjunta com os demais profissionais responsáveis pelo projeto, ou seja, um método mais “humano”. Sendo assim, essa metodologia não é estática e nem linea, porém, existem alguns passos que podem ser seguidos para utilizá-la:
1. Imersão: No conceito do Design Thinking, esta é a fase de entendimento do problema ou desafio e até mesmo, das necessidades dos envolvidos. Pode ser feito de diversas formas de observação, como entrevistas por exemplo.
2. Análise: Nessa etapa as informações obtidas na fase de imersão são organizadas e analisadas, criando uma maior compreensão sobre a problemática e identificando os desafios para serem solucionados.
3. Ideação: Nesse momento da metodologia do Design Thinking, são encontradas através de brainstomings e debates, as oportunidades e os caminhos a serem trilhados para solucionar os problemas identificados.
4. Prototipação: É o momento de testar o que foi planejado. Nessa etapa inicia-se a concretização das ideias, onde são feitos diversos testes. Portanto, caso seja comprovada a possibilidade de resolução do problema, passa a ser desenvolvido na fase de desenvolvimento.
5. Desenvolvimento: Nessa etapa é feita a aplicação da metodologia planejada anteriormente para a solução do problema identificado na fase de imersão. O Design Thinking é muito usado, inclusive, para o planejamento de produtos ou serviços no mercado.
Você já conhecia o método Design Thinking ou já aplicou sem saber sobre o conceito? Comente para nós aqui embaixo!